Serviços

Conheça nosso portfolio de serviços e saiba como a FreeNet pode ajudar sua empresa a melhorar seu ambiente de armazenamento.

Virtualização de Servidores

Já imaginou mudar sua infraestrutura de TI, reduzindo de 70 a 80% o número de servidores, e ainda garantir um ambiente com muito mais escalabilidade e disponibilidade?

 

Esse é um dos benefícios que a virtualização de servidores pode lhe trazer. A implantação de múltiplos servidores em um número menor de servidores físicos, permite um melhor aproveitamento dos recursos, com economia de espaço físico e de energia elétrica.

 

Além disso, a virtualização pode reduzir drasticamente o tempo necessário de instalação de um servidor. Com a implantação de máquinas virtuais, você não precisa fazer a aquisição de um novo hardware e localizar espaço físico para ele em seu ambiente. O tempo para instalar um novo servidor, que antes seria de dias ou semanas, pode chegar a apenas algumas horas ou minutos.

 

A FreeNet pode ajudar sua empresa a implementar um ambiente virtual, a partir da adoção de um modelo de nuvem privada. Nesse modelo os servidores são migrados para uma infraestrutura virtual de TI, com recursos dedicados, instalados dentro da própria organização. A nuvem privada oferece a maioria das vantagens da computação em nuvem pública como a escalabilidade de recursos e a flexibilidade operacional, mas sem os problemas de segurança e compliance da nuvem pública.

 

Além disso, proporciona maior controle e personalização da arquitetura e confere maior poder de gerenciamento das aplicações, viabilizando um modelo flexível de pagamento de acordo com o consumo. Você pode expandir ou diminuir o consumo de recursos com base na demanda de seus negócios.

 

Veja as vantagens que a virtualização de seus servidores pode trazer:

 

- Gerenciamento centralizado.

 

- Instalações simplificadas com economia de espaço físico e de energia elétrica, utilizada na refrigeração e na alimentação dos servidores. ·

 

- Melhor aproveitamento do hardware: com o compartilhamento do hardware entre as máquinas virtuais reduz-se a ociosidade do equipamento.

 

· Suporte e manutenção simplificados.

 

· Maior disponibilidade.

 

- Segurança: Usando máquinas virtuais, pode-se definir qual é o melhor ambiente para executar cada serviço, com diferentes requerimentos de segurança. Uma máquina virtual pode ser isolada das demais, de forma que a vulnerabilidade de um serviço não prejudique os demais. ·

 

- Disaster Recovery: com a virtualização de servidores, a implantação de um programa de recuperação de desastres é uma realidade efetivamente possível e prática, com estruturação de serviços para replicação em sites remotos.

 

· Facilidade para a execução de backups.